O processo competente para trazer essas análises, discussões e definições à tona chama-se S&OP, uma sigla para Sales and Operations Planning, ou Planejamento de Vendas e Operações.
Segundo Tom Wallace e Bob Stahl, o S&OP surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1980, como uma abordagem para melhorar a coordenação entre as áreas de vendas e operações dentro das empresas. O conceito foi inicialmente desenvolvido por Oliver Wight e George Palmatier em suas consultorias de gestão, com o objetivo de ajudar as empresas a alinhar suas previsões de demanda com as capacidades de produção e fornecimento, de forma a otimizar os recursos e minimizar custos. Com o tempo, o S&OP evoluiu para se tornar uma prática mais ampla e sofisticada, que envolve não apenas vendas e operações, mas também outras áreas da empresa, como finanças, compras e marketing.
No escopo de Compras, o processo ajuda a garantir que a empresa tenha os recursos necessários para atender à demanda prevista, seja através de compras de matérias-primas ou de investimentos em equipamentos e infraestrutura. Isso pode ajudar a evitar atrasos na entrega de produtos ou serviços e garantir que a empresa possa atender às necessidades dos clientes de forma consistente.
Já na área de Marketing, o S&OP pode gerar visões que auxiliem a empresa a estar preparada para lidar com as flutuações da demanda e garantir que os recursos de marketing sejam alocados de forma eficiente para apoiar as iniciativas de vendas e operações. Isso pode incluir a preparação de campanhas de marketing específicas para atender à demanda sazonal ou de produtos específicos, ou o desenvolvimento de iniciativas de marketing que ajudem a construir a marca e a reputação da empresa a longo prazo.
Quanto aos profissionais que se especializam em S&OP, geralmente são profissionais de planejamento e controle de produção, gerentes de cadeia de suprimentos, planejadores financeiros, gerentes de vendas e operações, entre outros. Esses profissionais geralmente têm conhecimentos em áreas como previsão e gestão de demanda, planejamento de produção, gestão de estoques, gestão financeira e análise de dados.
Ou seja, a ideia básica é que o S&OP deve ser um processo colaborativo e integrado, que envolve todas as áreas da empresa no planejamento de médio prazo, fazendo com que, juntas, estas poderão tomar decisões assertivas sobre o planejamento de médio prazo da empresa para chegar a um consenso sobre o plano a ser executado.
O principal input para o processo de S&OP se chama Previsão de Vendas, pois a partir destes dados que todas as discussões se iniciam. Por isso, é de extrema importância que haja o máximo de inteligência possível para a geração de uma previsão assertiva. Felizmente, hoje existem inúmeros modelos estatísticos próprios para tratar e combinar o histórico de vendas considerando variáveis como tendência e sazonalidade, desta forma, estes modelos projetam o futuro com altos graus de assertividade.
O marco de início para o S&OP ocorre quando a área de vendas obtém estes dados para que, juntamente com a área de marketing, esses números sejam aprimorados considerando aspectos mercadológicos que podem afetar a demanda no horizonte tratado.
O Planejamento de Vendas e Operações trata o médio prazo, portanto não existe um horizonte fixo recomendado para este processo, para algumas empresas podem ser meses e outras anos, o importante é este processo estar de acordo com os lead times de resposta necessários para gerar um plano confiável e que cumpra seus objetivos.
Cada segmento, cada organização possuem seus próprios objetivos com o processo de S&OP, contudo, existem alguns indicadores que podem ser trazidos à mesa de discussão para mensurar a eficácia do processo. Dentre eles, temos como mais comuns: