A importância da colaboração entre áreas de suprimentos, vendas e produção no Planejamento de Materiais
10 out 2023 às 11:36 - 1356 Visualizações
Compartilhe:
A colaboração entre áreas de suprimentos, vendas e produção é essencial para o sucesso do planejamento de materiais em uma empresa. A falta de coordenação entre essas áreas pode resultar em atrasos na entrega, aumento de custos e insatisfação do cliente. Por outro lado, uma colaboração efetiva pode diferenciar as empresas frente à concorrência, pois este alinhamento coordenado é um grande fator para garantir a entrega dos produtos no prazo e a redução de custo através da maior assertividade no planejamento e na compra de materiais.
Para entendermos melhor a importância da colaboração dessas áreas é importante entendermos a função de cada uma:
Vendas: Responsável por gerar receita por meio da venda de produtos. Essa área tem como principal função entender as necessidades e desejos do cliente, identificando oportunidades e as transformando em vendas;
Suprimentos: Responsável por garantir que a empresa tenha os materiais necessários para produzir seus produtos. Isso inclui a aquisição dos materiais necessários para realizar a produção e a negociação com os fornecedores;
Produção: Responsável pela fabricação dos produtos de forma eficiente e eficaz, visando atender à demanda do mercado com qualidade, rapidez e custos adequados.
A sequência na qual foi definida as responsabilidades de cada área, acima, não é por acaso. O fluxo de informações inicia na área de vendas, com a atividade de prever a demanda das famílias de produtos e/ou produtos nos próximos períodos. Isso é um dado de entrada para a área de suprimentos, pois através desses forecasts ela tem a capacidade de dimensionar o volume a ser comprado de cada subcomponente. A antecedência na qual vendas repassa a previsão é muito importante para que seja possível comprar os materiais e que estejam disponíveis no momento certo, de acordo com o leadtime de entrega dos fornecedores. Com essas duas etapas realizadas com qualidade e antecedência a área de produção poderá realizar as atividades de transformação com todos os materiais necessários disponíveis. Contudo, a qualidade do trabalho realizado por cada área impacta na assertividade do resultado das áreas subsequentes.
Em alguns casos o volume previsto de vendas pode não ser viável atender no período estipulado por não ser possível adquirir os materiais a tempo (função de suprimentos) ou por não haver capacidade produtiva suficiente (função da produção). Com a colaboração entre estas áreas, a informação de que o plano é inconsistente deve chegar na área de vendas para que eles possam refazer o trabalho, considerando as restrições fabris e de suprimentos. Isso garante que as previsões sejam mais realistas, tanto como as promessas de prazos para os clientes, fazendo com que menos pedidos sejam entregues atrasados ocasionados pela promessa equivocada da data e que não seja comprado materiais em demasia.
A colaboração entre áreas de suprimentos, vendas e produção é essencial para o sucesso do planejamento de materiais em uma empresa. Uma boa coordenação entre essas áreas pode levar a uma melhor previsão da demanda, redução de estoques, e satisfação do cliente, além de redução de custos. É importante que essas áreas trabalhem juntas de forma integrada, compartilhando informações e coordenando suas atividades para garantir o sucesso da empresa. A colaboração é um fator crítico de sucesso para o planejamento de materiais e deve ser valorizada pelas empresas que desejam se manter competitivas no mercado.
Gostou desse conteúdo?
Você pode entender um pouco mais sobre essas ferramentas falando com um de nossos consultores clicando aqui.
Também é possível solicitar diretamente uma demonstração de ferramenta aqui.