Como a Programação Fina da Produção pode ajudar a reduzir o tempo de espera e o lead time na produção
09 jul 2024 às 13:43 - 670 Visualizações
Compartilhe:
A programação fina da produção é um processo muito importante dentro da área do PPCP, pois com ela conseguimos visualizar toda a ocupação dos recursos produtivos, analisar gargalos e fornecer informações sobre o sequenciamento das ordens.
Ao incorporar o APS Scheduling no processo de sequenciamento para programação, elevamos significativamente a robustez e a assertividade desse estágio operacional. A agilidade inerente a essa abordagem não apenas facilita a resposta rápida a alterações, mas também capacita a geração de múltiplos cenários, cada um regido por heurísticas distintas. Essa diversidade de abordagens resulta em conjuntos de resultados variados, proporcionando-nos a flexibilidade necessária para atender de maneira eficaz às demandas em constante evolução da indústria.
Este artigo irá falar sobre LEAD TIME x TEMPO DE ESPERA. Com o APS, enxergamos essas duas situações dentro do gráfico de GANT, conforme imagem abaixo:
Na imagem acima, podemos visualizar a diferença dentro de um roteiro de fabricação entre o tempo de espera (sinalizado em azul), que é o período após a finalização de uma etapa e início da próxima; e o lead time (sinalizado em preto), que é o tempo que leva desde o recebimento do pedido até a entrega do produto. A redução desses dois indicadores pode trazer muitos benefícios para a empresa, incluindo a melhoria da eficiência, a satisfação do cliente e a redução dos custos.
A disponibilidade das informações referentes ao sincronismo das operações permite um dos principais benefícios da programação fina da produção: a redução do lead time. Isso acontece pois, novamente, ao analisar as ações de forma completa, podemos identificar gargalos e melhorias no processo de produção, realizando medidas corretivas de forma rápida e assertiva.
Além dos benefícios ligados ao lead time, conforme visto anteriormente, temos também os dados referentes à redução do tempo de espera. Isso é possível pois a técnica permite que a produção seja ajustada com base na disponibilidade de insumos e recursos, podendo variar de acordo com a heurística utilizada.
Na imagem abaixo, olhamos uma programação realizada seguindo a heurística “por data de entrega”, que prioriza a data de entrega dos produtos na hora de realizar o sequenciamento das ordens:
Em resumo, a programação fina da produção é uma técnica avançada de planejamento que acarreta uma série de benefícios. Reduzindo tempo de espera e o lead time, podemos melhorar a eficiência, a satisfação do cliente e reduzir os custos. Programações mais assertivas e enxutas, trazem confiança e elevam o nível da marca no mercado.