O crescimento de uma empresa vem acompanhado do uso de novas tecnologias para atualização e modernização de processos, a fim de acompanhar também a evolução constante do mercado. E isso foi o que ocorreu com uma das maiores referências de embalagens plásticas flexíveis do Brasil, a Inplasul.
Com mais de quatro décadas de história, a Inplasul iniciou suas atividades através de um empreendimento familiar. Investindo constantemente no parque industrial da empresa, o aumento da capacidade instalada trouxe consigo maiores números de pedidos, produtos e recursos. Tudo isso para ser equalizado de forma a obter a mais alta rentabilidade dos ativos da empresa.
Logo, a indústria percebeu que a Gestão da Produção seria um fator chave em seu processo de expansão e que uma ferramenta que pudesse automatizar as atividades do PPCP (planejamento, programação e controle da produção) se fazia necessária, para que se pudesse ter uma visão integrada de toda a fábrica. Dois desafios eram vistos: agilizar o processo de programação das ordens de produção para responder de forma rápida e precisa às demandas dos clientes e melhorar o aproveitamento da capacidade instalada – reduzindo setups e aumentando a produtividade e performance operacional em geral.
Com tudo mapeado, a introdução do Preactor APS, ferramenta líder na área, se mostrou a melhor opção para a empresa complementar seu sistema ERP PROJEDATA, ainda em 2013. Após usufruir dos primeiros benefícios de forma isolada no setor de extrusão, em 2017 a empresa passou a contar com o suporte da LSB, que conduziu melhorias na solução de modo a expandir a utilização a todos os setores produtivos da empresa.
Essa mudança no formato de utilização trouxe resultados rapidamente: “Hoje, com o Preactor conseguimos uma melhora significativa na qualidade e agilidade de elaboração do planejamento de produção, bem como uma visão estratégica de cenários que nos possibilita a melhor tomada de decisão para diversas situações que envolvem o processo de PPCP.” afirma Eldoney Zago, Gerente de TI da Inplasul, responsável pela implantação e manutenção da solução.
O trabalho que antes demandava um turno inteiro para ser realizado hoje acontece em minutos, permitindo ainda a análises de diferentes cenários de programação. Este ganho de agilidade possibilita aos programadores mais tempo, impactando diretamente na produtividade da empresa. Com todas essas possibilidades em mãos, a Inplasul dispõe agora de um PPCP estratégico, que traduz a capacidade de produção em faturamento efetivo, e que consegue visualizar o horizonte a médio e longo prazo, projetando os melhores caminhos a serem seguidos para que a empresa mantenha o seu ritmo de crescimento acelerado.