Impacto da Gestão de Materiais no Atendimento de Pedidos
28 mar 2022 às 10:54 - 1702 Visualizações
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Sabemos que grande parte das indústrias no Brasil e no mundo trabalham utilizando estratégias de produção MTS (Make to Stock – Produzir para Estoque), onde o objetivo principal torna-se garantir a disponibilidade do produto em estoque no momento correto. Com isso, quando há a entrada de um pedido, o mesmo já poderá ser faturado, gerando faturamento para a empresa e satisfação ao cliente. Porém, sabemos que por trás da entrega deste produto ao estoque no momento correto, existem processos extremamente desafiadores de planejamento e programação da produção e, principalmente, do abastecimento de materiais.
Os processos de gestão de materiais são extremamente importantes para garantir a disponibilidade de materiais no momento em que são requisitados pelos processos de produção dos produtos finais ou semiacabados. Quando produzimos para estoque, precisamos garantir que a programação de produção atenda às políticas de estoque, porém, existem vários fatores que possam resultar em rupturas de estoque, que ocorrem quando não temos a quantidade em estoque para faturar um pedido de venda colocado por um cliente. Dentre estes fatores, podemos destacar um que é bastante identificado nas empresas: Atrasos de produção gerados pela falta de insumos.
Grande parte das empresas tratam os setores de PCP e Suprimentos como áreas distintas, porém, muitos problemas de abastecimento da produção e faltas de materiais estão intrinsicamente ligados ao desalinhamento entre os processos competentes a cada uma destas áreas. Problemas estes que trazem um grande risco para que hajam rupturas de estoque, afetando diretamente o faturamento da empresa.
Por conta disso, é extremamente importante garantir que as áreas de PPCP e Suprimentos estejam 100% alinhadas, pois assim, existe uma tendência de que haja o perfeito alinhamento entre os processos de planejamento e programação de produção e materiais. Porém, sabemos que, mesmo garantindo o alinhamento entre as áreas, ainda ocorrerão problemas relacionados a fatores externos, como fornecedores, que poderão afetar o desempenho das entregas de materiais. Contudo, uma das ferramentas mais importantes para minimizar os impactos destes problemas se chama VISIBILIDADE.
A visibilidade, quando atingida dentro dos processos de PPCPM, principalmente no médio prazo, garantem inúmeros ganhos relacionados à capacidade de agir proativamente aos problemas do dia a dia. Em relação aos atrasos de produção gerados pela falta de insumos, a visibilidade permite que o analista identifique rapidamente qual pedido de compra atende qual ordem de produção e ainda qual volume de faturamento está atrelado a esta cadeia de fornecimentos. Desta maneira, rapidamente podemos definir estratégias para que o faturamento da empresa não seja impactado.
Assim que os pedidos de compra são identificados e atrelados ao faturamento travado, algumas medidas podem ser tomadas proativamente, como:
· Antecipar pedidos de compra que possam suprir o faturamento perdido para o período
· Identificar os possíveis clientes impactados e avisá-los sobre o atraso
· Realizar a substituição de matéria-prima para garantir as disponibilidades dos insumos nas datas corretas
Sabemos que estas análises, quando realizadas através de planilhas de planejamento e programação em Excel, podem demorar um tempo precioso para serem realizadas e também possuir baixo grau de assertividade, impactando diretamente o resultado e ações da empresa. Por conta disso, se torna extremamente importante garantir que todos os processos estejam perfeitamente amarrados e integrados, em tempo real, aos dados do ERP e considerando todas as variáveis relacionadas a tais processos.
Para suprir estas demandas, temos no mercado os sistemas APS como responsáveis pela garantia de integração destes processos, onde, através de cruzamentos de dados, é possível extrair as informações de alocação de materiais para plotar os dados em diversos gráficos que serão responsáveis pelo apoio na tomada de decisão das equipes.
O Opcenter APS, da Siemens Digital Industries Software, é líder mundial em soluções APS e, além de apoiar todo o planejamento e programação da produção, conta com funcionalidades que permitem ao analista gerar relatórios de alocação de materiais com base nos faturamentos travados por conta de rupturas de estoque geradas a partir de faltas e/ou atrasos de insumos. Estes relatórios podem ser dispostos de diversas formas, como em gráficos dentro de softwares de Business Intelligence (BI).
Esta visibilidade, gerada através de ciência de dados e integração entre os sistemas, guiará as decisões das equipes, que terão como objetivo garantir a máxima performance da empresa, mesmo com os impasses imprevisíveis do dia a dia.
Sobre o autor
Ricardo Linhares Consultor APS na Lean Scheduling Brasil