“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”, essa adaptação da grande frase do pensador Francês Jean Cocteau parece ainda ser o único modus operandi de algumas indústrias de diferentes segmentos e portes, remete à ideia de força de vontade, motivação.
Mas, será que apenas a força de vontade e motivação serão o suficiente para atuar no mercado atual, altamente competitivo?
Desafios enfrentados pelo PPCP
Observando atentamente a diferentes tipos de empresas entre diferentes indústrias, portes e características culturais, não é incomum percebermos a área de PPCP (Planejamento Programação e Controle da Produção) como um setor menosprezado, um mero executor de rotinas por vezes burocráticas onde se buscam deseperadamente possibilidades para lidar com os desafios diários.
E os desafios em termos de planejamento e programação não são poucos, deve-se lidar simultaneamente com questões como: estoques em ruptura, pedidos atrasados, baixa capacidade produtiva, pouca eficiência do processo de planejamento e programação, dados incoerêntes ou incompletos, falta de materiais e atrasos no suprimento, manutenções preventivas e corretivas entre outros. Junte à isso: interferências de todos os tipos em um cenário extremamente dinâmico, questões culturais, conflitos e disputas internas.
E então, não sabendo ser impossível, lá vai o programador com sua planilha eletrônica buscar uma solução mágica para esse problema altamente complexo. E por vezes, sim, ele consegue algo, com muito suor, dedicação e uma porção de macros com sua super planilha a qual ele, e somente ele sabe operar.
Tempo x resultados
Esse modelo talvez considere uma boa parte das variáveis envolvidas a qual se demoram dias tratando dados para que possa chegar a um único cenário que possa ser disponibilizado para a fábrica executar. No entanto, adivinhe só, o cenário já não é mais atual, circunstâncias mudaram e o cenário proposto que não era ótimo, ficou definitivamente inválido, fazendo com que todo o trabalho da equipe se perca. E lá vai o programador correr para todos os lados tentando minimizar os danos que de certa forma já são inevitáveis.
O resultante disso são questionamentos e observações do tipo:
“Porquê o PPCP não consegue gerar uma programação precisa?”
“Os pedidos estão cada vez mais em atraso!”
“Nosso processo de programação é cada vez mais demorado e ineficaz.”
Entre outras coisas, percebe-se uma perda de credibilidade da área como um todo, sendo masacrado por todos os lados por não conseguir lidar com suas responsabilidades diárias.
E o círculo vicioso acaba se perpetuando:
1. O PPCP não consegue atuar de maneira assertiva;
2. Resultados são ruins;
3. Outras áreas são impactadas;
4. PPCP cai em descrédito;
5. Volte ao início.
Com isso, muitas vezes essa área que é estratégica e fundamental para o resultado da empresa acaba perdendo importância e perdendo prioridade no orçamento e nos projetos de investimento.
Fica assim o desafio, o quê fazer para reverter definitivamente essa situação? Quais medidas são necessárias para sair desse círculo vicioso?
Tecnologia APS para o programador
A saída é efetivamente empoderar o programador, torná-lo capaz de entender diferentes possibilidades e atuar de forma preditiva e analítica ao invés de ser puramente operacional. Gerar, entender e tomar decisões frente a diferentes cenários com agilidade é imprescindível para obter bons resultados e o caminho para chegar nesse objetivo se dá através de uma ferramenta APS (Advanced Planning and Scheduling).
Empoderar o programador é dar um importante primeiro passo na direção da digitalização e assim, sabendo que as vezes possa parecer impossível, que seja feito, em menos tempo, com uma melhor análise de diferentes cenários e tomando a melhor decisão, efetivamente gerando resultados.
Para empoderar o programador, comece com uma ferramenta APS, que pode efetivamente ajudar o programador a reagir rapidamente a eventos imprevistos, validando múltiplos cenários e promovendo não só cenários viáveis de programação, mas uma melhor comunicação interdepartamental.
Sobre o autor João Francisco Lima Laner Presales Channel Solutions Consultant na Siemens Digital Industries Software
Engenheiro de Produção com mais de uma década de experiência em consultoria, gestão de projetos e entrega de soluções para a gestão de operações com o software Preactor nos processos de planejamento e programação avançada da produção.