As mudanças que atingiram o mercado e todos os negócios vieram de surpresa, resultando em um novo posicionamento por parte das empresas. Agora, algumas ações são extremamente importantes, para que o futuro possa ser produtivo e positivo. Confira as dicas consideradas primordiais para manter o seu negócio ativo e saudável:
- LEVANTAMENTO: Liste todas as principais despesas e receitas da sua empresa. Separar os gastos fixos, dos variáveis, pode te dar uma boa ideia de valores a serem considerados prioridade. Os custos que podem ser enxugados nesse momento farão toda a diferença no balanço da empresa. Com tudo em mãos também é possível analisar se um crédito bancário fará a diferença - diversos bancos estão oferecendo propostas aos empresários.
- RENEGOCIAÇÃO: Essa é a principal palavra nesse momento. Tudo aquilo que você conseguir renegociar pode te dar um fôlego maior, inclusive entidades anunciaram ações importantes nesse sentido. Os bancos comunicaram a prorrogação de algumas dívidas e o governo também anunciou outras medidas, como adiamento das parcelas do Simples e do depósito do FGTS, além da possibilidade de poder reduzir pela metade o salário e o tempo de serviço dos empregados. Dar férias também pode ser uma opção boa para o negócio e o seu empregado.
- TRABALHO: Como em qualquer momento, o trabalho tem ainda mais sentido nesse período. Criatividade, remodelação de negócios, novas estratégias, todas as variáveis devem ser exploradas ao máximo para buscar novos resultados e uma mudança de serviço que possa ser benéfica para a empresa. Não é hora de se fixar a modelos pré-existentes ou ter medo da mudança: ela já chegou e teremos que lidar com a sua consequência agora e no futuro.
- UNIÃO: a soma de esforços é a sua principal aliada. Busque parceiros, invista em colaboradores que possam te ajudar nas novas estratégias, dê chance a quem está querendo fazer a diferença. Estar próximo das entidades também é fundamental, afinal eles que procurarão o governo e sindicatos para acordos e melhorias, inclusive em acordos coletivos de trabalho.
- VENDAS: o contato com os clientes deve ser mantido, e ele pode ser feito de diversas formas: com conteúdo, promoções de estoque, diversificando produtos, oferecendo novos serviços, mudando o modelo de venda atual.
- CAPACITAÇÃO: é inevitável que esse momento irá passar, mas com certeza o que aprendermos com ele não. Por isso, se puder invista em capacitações, consultorias, suporte e conhecimento para melhorar o que você oferece e ter ainda mais chance de sair fortalecido - direto para a frente do mercado.
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