Esta pergunta pode e deve ser feita por todas as indústrias, porém ela tem especial importância para aquelas que trabalham na orientação de produção contra pedido (MTO – make to order) ou seja, que começam a produzir a partir de um pedido estabelecido por um cliente, com a promessa de entrega no prazo.
O não cumprimento do prazo previamente estipulado pode ocasionar diversos problemas para a indústria, tais como multas contratuais por atrasos, perda de pedidos, enfraquecimento da reputação da indústria até, nos piores casos, a perda efetiva do cliente.
Desta forma, fica evidente o quão importante é ser assertivo nas entregas.
Mas por que é tão difícil ser assertivo na promessa de entrega?
Um processo de produção envolve um conjunto de atividades/operações para a transformação de sua matéria-prima no produto acabado comprado pelo seu cliente. Estas operações necessitam de equipamentos e recursos que por sua vez necessitarão de operadores e ferramentais para sua correta execução.
Até aqui já listamos 4 variáveis na produção: RECURSOS, OPERADORES, FERRAMENTAS, e o ROTEIRO DE FABRICAÇÃO. Além destas existem inúmeras outras que tornam esta equação ainda mais complexa, mas neste momento vamos nos ater a analisar apenas duas delas: RECURSOS e ROTEIROS.
Para tornarmos essa visualização mais realista imagine que sua indústria possua 3 recursos/equipamentos, genericamente definidas como RECURSO 1, RECURSO 2 e RECURSO 3 e comercializa 3 produtos, também genericamente definidos como PRODUTO A, PRODUTO B e PRODUTO C.
Assim, as rotas de fabricação de cada um destes produtos e os tempos de processo em cada recurso serão os definidos na tabela abaixo:
Seu departamento comercial acaba de vender 1 unidade de cada um dos produtos: Como podemos definir as datas de entrega?
Em uma análise simples poderíamos somar os tempos de fabricação de cada processo do produto (lead time) à nossa data atual e teríamos as seguintes datas:
PRODUTO A: tempo de produção (somatório de todos os tempos do produto = 3 + 2 +1 = 6 dias) entrega no 7° dia a partir de hoje
PRODUTO B: tempo de produção (somatório de todos os tempos do produto = 1 + 1 +1 = 3 dias) entrega no 4° dia a partir de hoje
PRODUTO C: tempo de produção (somatório de todos os tempos do produto = 1 + 2 +3 = 6 dias) entrega no 7° dia a partir de hoje
O poder da visibilidade e sincronismo da produção
Pode-se iniciar o sequenciamento optando por finalizar primeiro o produto A, em sequência o produto B e, por fim, o produto C.
Desta forma o sequenciamento ficaria da seguinte maneira:
Outra alternativa de produção seria iniciar pela ordem C, colocar na sequência a ordem B e finalizar com a ordem de produção A.
Observe a mudança:
Em um cenário com apenas 3 ordens de produção e 3 máquinas foi possível reduzir em 3 dias o tempo total de produção apenas alterando o sequenciamento.
Imagine agora um caso real e mais complexo, onde uma empresa possui centenas de ordens de produção em um mês para sequenciar em dezenas/centenas de máquinas diferentes.
Analisando as figuras acima, é notório o quanto ter a visibilidade de toda a produção certamente é um fator decisivo para solucionar o problema.
Mas de que forma ter esta visibilidade, tendo em vista que as variáveis da fábrica são inúmeras, tais como: máquinas e equipamentos disponíveis, equipes e turnos de trabalho, horas extras, manutenções, setups, gargalos, matéria prima em estoque, pedidos urgentes, entre outras?
Digitalização dos processos produtivos através do OPCENTER APS (Preactor)
A resposta para a questão acima certamente passa pela digitalização da gestão da produção da empresa.
Atualmente, no Brasil, o PPCP (Planejamento, programação e controle da produção) das empresas trabalha com inúmeras planilhas que auxiliam, porém não conseguem entregar o que é necessário.
Como exemplo, a velocidade de resposta rápida para os acontecimentos naturais do chão de fábrica.
Sem contabilizar as variáveis de processo que são extremamente difíceis de se levar em conta em planilhas, como gargalos, setup, pedidos urgentes, matéria prima, lucro, multas por atrasos entre outras.
Hoje em dia já existem diversas soluções tecnológicas que ajudam as empresas com estas necessidades.
Quando falamos em assertividade em datas de entregas, possuir um sistema APS (Sistema Avançado de planejamento e programação da produção) é sem dúvidas um diferencial de mercado.
O OPCENTER APS (Preactor) é a solução líder mundial no mercado de APS e certamente é capaz de dar toda a visibilidade necessária das variáveis que acontecem no dia a dia do chão de fábrica levando em consideração todas as variáveis existentes no processo produtivo.
Com isso, é possível realizar entregas mais assertivas, otimizando o lead time, estando a frente da concorrência e ainda cumprindo a promessa de data de entrega para o cliente.