A área de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) dentro da sua indústria é conhecido atualmente como o “setor burocrático que emite papel”?
Esta pergunta pode e deve ser feita por todas as indústrias. Além da provocação explícita no questionamento, gostaríamos de entender qual o nível estratégico de planejamento que você possui, quais as ferramentas e quais os resultados você consegue atingir atualmente.
O PPCP, é uma área de extrema importância estratégica para a indústria, geralmente é nesta área que conseguimos entender qual o nível de serviço que o negócio como um todo pode proporcionar a seus clientes. Em geral é nesta área que as decisões mais importantes são estruturadas para que a empresa tenha condições de agir e reagir aos desafios da demanda e de sua própria capacidade de provocar o mercado.
Mas por que é tão difícil ser assertivo e ágil na tomada de decisões?
Em muitos casos o problema está ligado a processos mal definidos, ou simplesmente pela falta de ferramentas adequadas, que tenham a capacidade de gerar informações de forma ágil e assertiva, dentro de ambientes muito dinâmicos. Por vezes, o PPCP está preso em rotinas burocráticas que não lhe permitem dedicar tempo no que realmente agrega valor, rotinas como liberar ordens, analisar disponibilidade de materiais, analisar restrições de mão de obra, calendários, recursos alternativos, alocação de materiais ou mesmo definir diferentes sequências para maximizar a produtividade e atendimento aos pedidos de venda pela produção. Imagine dar todas essas repostas para 1150 operações não programadas:
O ERP por essência não tem a capacidade e dinamismo para ter esse papel, pois por limitação técnica não consegue verificar todas as restrições do sistema produtivo, e é neste momento que as empresas se perdem, tendo que criar “planilhões” em Excel para auxiliar na tomada de decisões, então surge a burocracia que acaba consumindo dias e dias para gerar uma versão de programação, sem muitas vezes, nem mesmo trazer mais de uma opção para que a gestão tome as decisões mais importantes da empresa.
Com isso, além do alto tempo necessário para levantar informações e tomar decisões estratégicas, a qualidade dessas informações é comprometida, pois como depende de muitos ajustes manuais a chance de termos erros é muito grande. Esses erros podem comprometer custo, estoques e descumprir acordos comerciais em relação a entregas, além de gerar um efeito cascata em várias outras ordens de produção que estão em andamento no chão de fábrica.
Onde o APS OPCENTER pode agregar na automatização dos processos do PPCP?
O OPCENTER é uma ferramenta APS (Advanced Planning and Scheduling) que têm o papel de justamente preencher essas lacunas de processos e ferramentas, visando automatizar a maioria dos processos burocráticos do PPCP. Porém não basta ter a ferramenta, é necessário ter uma consultoria que entenda os processos e aplique uma boa comunicação com o ERP, neste sentido, nós da LSB, conquistamos larga experiência em ganhos de otimização, não só de resultados em redução de setup e otimização de prazos de entrega, mas também na otimização do tempo necessário para realizar vários cenários de programação, com análise e classificação de ordens de produção em massa.
Seguem exemplos de análises que podem ser feitas de forma automática no OPCENTER:
Que tal fazer uma análise de disponibilidade de materiais e liberação de ordens para milhares de operações em apenas 60 segundos?
Nas soluções desenvolvidas pela LSB, conseguimos, em parceria com consultorias dos mais diversos ERP’s, automatizar operações burocráticas, onde na própria integração de dados, com inteligências de integração e exportação de dados, podem classificar quais ordens possuem materiais disponíveis e que estão passíveis que receber um comando de liberação no ERP, assim de forma automática, conseguimos eliminar análises manuais que geram burocracia no PPCP. Na LSB, temos diversos CASES de empresas que reduziram em até 90% o tempo despendido para a realização da programação fina de produção.
Além de fazer mais rápido, nós podemos fazer melhor, pois com mais tempo dos analistas dedicados à solução, podemos montar cenários mais estratégicos, usando a ferramentas APS para gerar informações com mais qualidade, assim a gestão da empresa conta com um PPCP cada vez mais inteligente e flexível. Literalmente, com soluções deste nível, tempo é dinheiro.
Seja rápido, enxuto e inteligente, chame a LSB para um diagnóstico. Vamos produzir juntos?
Sobre o Autor
Marcos Roberto Pedroso Gerente de Projetos e Consultor APS na LSB