Assertividade em Prazos de Entrega em Ambientes ETO
30 mar 2022 às 15:29 - 2720 Visualizações
Compartilhe:
Um grande desafio das empresas que trabalham em ambientes ETO (Engineer to Order)é aprazar corretamente a data de entrega dos pedidos, pois cada vez mais os consumidores querem receber produtos customizáveis, de qualidade e com um menor leadtime de entrega. Esta atividade é muito complexa, pois existem muitos processos administrativos a serem realizados em diferentes departamentos, os quais possuem grande dependência entre si e que também restringem o início efetivo da produção do produto.
No quesito Planejamento os aspectos citados acima podem trazer grandes dores de cabeça ao PCP, dado que há inúmeros fatores envolvidos nestas tarefas a serem considerados e sincronizados, os quais impactam de maneira significativa no planejamento da produção.
Já em relação ao Controle, este ambiente também torna esta tarefa mais desafiadora, devido à dificuldade de visualizar e verificar se todos os processos estão sendo executados conforme o planejado, devido ao elevado número de informações e a ausência de ferramentas adequadas para este acompanhamento.
Sem o sincronismo entre as atividades e sem a visão e controle de todas as tarefas, a assertividade em prazos de entrega é muito afetada, podendo levar tanto à insatisfação dos clientes em caso de recebimentos atrasados, quanto à perda de pedidos para a concorrência pela ineficiência em aprazar de forma mais robusta as datas de entrega
Algumas maneiras de se fazer o planejamento e definir as datas de entrega dos pedidos em ETO, é definir um leadtime em que as tarefas administrativas serão finalizadas e a partir deste tempo programar a produção do produto na fábrica, tendo um cronograma no formato cascata. O problema de assumir esta estratégia é que não se tem a visão do administrativo e a evolução do mesmo. Portanto, sem uma interdependência explícita entre os processos, o cenário de planejamento torna-se muito incerto e imprevisível.
Além disso, há a possibilidade de fazer o planejamento destas tarefas e da produção em planilhas eletrônicas, porém, muitas vezes, torna-se difícil ter a visão do todo, e planejar respeitando o sincronismo entre as atividades, devido às limitações da ferramenta, tornando as análises menos assertivas e intuitivas.
O Opcenter, ferramenta APS líder de mercado, possibilita ao PCP sequenciar as diferentes tarefas administrativas, podendo importar estas informações do ERP e/ou outras fontes de informações (como planilhas Excel por exemplo), respeitando seus sincronismos e tempos, enxergando o impacto delas na fábrica e assim definindo com maior assertividade o prazo de entrega do pedido.
A lógica implementada na ferramenta, como podemos acompanhar na imagem abaixo, funciona da seguinte forma: as fases do administrativo são programadas e somente após a finalização delas é que se inicia o sequenciamento do produto na fábrica. Com isso, todas as etapas do ETO são consideradas no processo.
Para que fique mais claro este comportamento na ferramenta, abaixo há um exemplo de uma modelagem ETO. Cada linha representa um processo administrativo. Neste caso, há cinco tarefas administrativas (Cockpit, Abertura de OP, Finalização, Cálculo de Custo, Entrega ao PL) que antecedem a produção, ou seja, que devem ser finalizadas primeiro. Elas foram sequenciadas respeitando o sincronismo e a interdependência entre elas, de acordo com o tempo médio de duração, o qual é totalmente editável.
Já a imagem abaixo representa a programação da fábrica, que respeita o roteiro do produto, capacidade das máquinas, seus tempos e as necessidades de materiais. O losango marcado em vermelho no canto superior, representa o momento que todas as tarefas do administrativo estão programadas a serem finalizadas, de acordo com o que foi programado na imagem acima. O sistema entende este vínculo entre o administrativo e a produção, com isso ele só permite que a ordem de fabricação seja sequenciada depois deste marco. Portanto, torna-se possível aprazar de forma mais assertiva a data de entrega, que é o momento em que a última operação da ordem, da imagem abaixo é finalizada.
Com o uso do Opcenter, torna-se possível ter uma visão geral de todos os processos envolvidos na fabricação de um produto ETO, tornando o planejamento e o controle mais ágil e assertivo. Através do sequenciamento sincronizado entre as tarefas administrativas e produtivas, o PPCP pode reagir melhor às mudanças de cenário, possibilitando um maior dinamismo no aprazamento, trazendo um impacto direto no desempenho e na competitividade da empresa.
Caso queira entender mais como podemos auxiliar nesta e outras tarefas críticas que possibilitam impulsionar seu negócio, não hesite em nos contatar!