Fique atento a cinco sinais importantes que podem trazer prejuízos para o seu negócio e que devem acionar o alerta:
1) O planejamento da produção é demorado e não ocorre de forma integrada: são anotações e planilhas preenchidas manualmente, dependente de informações de diversas áreas da empresa.
2) Há muito estoque e ao mesmo tempo falta de materiais: sabemos que isso acarreta ocupação de espaço físico, capital investido desnecessariamente, desorganização da fábrica e problemas na entrega de possíveis novos pedidos.
3) Acumulo de partes e peças no chão de fábrica sem a possibilidade de conclusão do trabalho: a indisponibilidade dos equipamentos por problemas na programação inviabiliza montagens e aumenta o custo com estoques em processo.
4) Atraso na entrega dos clientes: pode ser consequência dos fatores listados anteriormente, além da manutenção incorreta de máquinas (ou falta delas), ocasionando problemas operacionais imprevistos.
5) Paradas inesperadas na produção: problemas que acontecem sem aviso, devido a má gestão, são extremamente prejudiciais ao bom andamento da operação, resultando em tempo ocioso, gastos desnecessários e atraso em toda a cadeia produtiva, que refletem diretamente no cliente final.
Identificou algum desses problemas em sua indústria? Procure solucioná-lo logo, pois um erro reflete no outro, prejudicando o desenvolvimento dos seus produtos e a confiabilidade geral da sua fábrica. A tecnologia já consegue reunir informações rapidamente, antever possibilidades de cenários, reduzir desperdícios e potencializar os resultados. Invista em conhecimento e crescimento para a sua empresa!